Google+ Followers

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mães protestam pelo direito de amamentar em público

"Mamaço" reuniu cerca de 100 mães em ato pela amamentação ontem à tarde, em prédio na avenida Paulista, em São Paulo.

Mães que amamentam se reuniram ontem em um protesto no Itaú Cultural, prédio na avenida Paulista, em São Paulo. Batizada de "mamaço", a manifestação defende os direitos das mulheres amamentarem em público. Segundo a assessoria do Itaú Cultural, cerca de 100 mães estiveram presentes.

O local foi escolhido porque, em março, uma mulher foi impedida de amamentar seu bebê em uma exposição no local. Na ocasião, uma funcionária teria conduzido a mãe à enfermaria dos bombeiros para amamentar. O Itaú Cultural enviou um pedido de desculpas à mãe e não se opôs a realização da manifestação.

Ana Cristina Duarte, coordenadora do Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (GAMA), que promove cursos, atendimentos e oficinas sobre temas como amamentação e parto natural para mães, esteve presente. Para ela, o "mamaço" foi muito mais uma manifestação a favor da amamentação do que um protesto contra o local. "Há quem sexualize uma relação que é de amor, afeto, alimentação e codependência. A sociedade como um todo precisa ver a mulher amamentando como uma mulher que está protegendo o seu bebê. No final, a maioria que vai dar o tom", comenta Ana Cristina.

Ao incidente ocorrido no prédio soma-se um evento virtual. Algumas mães ficaram indignadas quando fotos de amamentação publicadas por elas no Facebook foram apagadas pela administração da rede social. Em vez de apagar seus perfis, elas decidiram organizar a manifestação pela própria rede.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que as mães amamentem os filhos até os dois anos de idade, sendo a amamentação exclusiva até os seis meses (ou seja, até esta idade, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno). Veja fotos e vídeo do "mamaço" abaixo e dê sua opinião sobre o ato de amamentar em público.





fonte: www.ig.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário